PANDEMIA DA COVID-19 E DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM PLATAFORMAS DE ENTREGAS SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE COM MODELOS BASEADOS EM AGENTES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i1a2024.3681Palavras-chave:
Covid 19, Modelos Baseados em Agentes, Difusão de InovaçãoResumo
A pandemia da Covid-19 possibilitou a mudança nos hábitos dos consumidores, por outro lado, os restaurantes tiveram que aderir à realização de entregas sob demanda para minimizarem a retração nas suas receitas, ou atenderem a regulamentação imposta pelos governantes locais. Diante deste contexto, um modelo baseado em agentes é utilizado para verificar se a ocorrência da pandemia da covid-19, é capaz de gerar a difusão da tecnologia de entregas sob demanda. As simulações realizadas apontam que a pandemia altera as preferências e decisões de consumidores e restaurantes, o que possibilita a difusão da nova tecnologia, mesmo sem a presença de entusiastas. Ademais, estas mudanças de hábitos são persistentes no longo prazo, isto é, mesmo que os choques sejam de curto prazo, fim da pandemia, as alterações nos hábitos dos consumidores e restaurantes com maior presença de entregas delivery em suas rotinas diárias é permanente.
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