ESTUDO DE CASO: VALORIZAÇÃO DA ÁREA DE CUSTOMER EXPERIENCE (CX) EM UM GRANDE BANCO DE INVESTIMENTOS BRASILEIRO

Autores

  • Gustavo Curti Alves Campalle Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
  • João Pinheiro de Barros Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP http://orcid.org/0000-0002-5680-6658

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i3a2024.3626

Palavras-chave:

customer experience, CX, experiência do cliente, relacionamento com clientes, jornada do cliente

Resumo

A experiência do cliente e forma como se realiza o contato com as empresas, seja na questão da usabilidade de seus serviços e aplicativos ou até mesmo sobre o atendimento vem se tornando cada vez mais presente e de forma importante dentro do cotidiano por conta do crescimento da exigência dos consumidores. As empresas devem pensar em diferentes formas de atuação para garantir a fidelidade deles, pois oferecer somente preço interessante e qualidade padrão não diferencia o produto ou serviço, dessa forma, o trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a importância que a área de Customer Experience (CX) pode ter no negócio e todo valor que ela pode gerar, seja em processos, melhorias, valor financeiro e resultados contemplando outras áreas da empresa. Para validar essa questão foi utilizado um questionário e entrevista com os colaboradores do banco a fim de garantir diferentes visões sobre como esse setor pode influenciar a empresa como um todo, principalmente na questão de trazer mais clientes e garantir insumos para melhoria geral do processo e jornada dos usuários. Observou-se que a problematização foi comprovada pois o procedimento de atuação da área traz melhoras contínuas para o banco e vem se provando cada vez mais necessária para garantir a qualidade e fidelização dos clientes.

Biografia do Autor

Gustavo Curti Alves Campalle, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.

João Pinheiro de Barros Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Administrador com Pós-doutorado, Doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em Administração pela PUC SP. Especialista em Administração pela EAESP FGV. Coordenador do Curso de Extensão em Liderança da COGEAE/PUC SP. Professor Assistente Doutor da FEA PUC SP (Gestão de Pessoas). Membro de vários Grupos de Excelência do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA SP. Participa do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da PUC SP/CNPq. Publicou cinquenta e um livros como autor, coautor e organizador. Agraciado com o título de Comendador pela Associação Brasileira de Liderança. Membro da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade de 2002 a 2016. https://www.linkedin.com/in/Professor-BARROS-Jo%C3%A3o-Pinheiro-de-Barros-Neto/

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Publicado

22-10-2024

Como Citar

CAMPALLE, Gustavo Curti Alves; BARROS NETO, João Pinheiro de. ESTUDO DE CASO: VALORIZAÇÃO DA ÁREA DE CUSTOMER EXPERIENCE (CX) EM UM GRANDE BANCO DE INVESTIMENTOS BRASILEIRO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 31, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v31i3a2024.3626. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3626. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos