COMPETITIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR CATARINENSE A PARTIR DAS REDES DE COOPERAÇÃO

Autores

  • Laiana da Silva Ossemer Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Universidade de Blumenau (FURB)
  • Janine Patricia Jost de Miranda Universidade de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i1a2024.3618

Palavras-chave:

Redes de Cooperação. Competitividade. Agricultura Familiar. Santa Catarina.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar de que forma as redes de cooperação contribuem com a geração de vantagem competitiva aos agricultores familiares que fornecem produtos para a alimentação escolar. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários e qualitativa em relação à abordagem do problema. Os principais resultados indicam que os agricultores familiares organizados em redes de cooperação possuem ganhos competitivos, sendo eles: redução de custos e riscos, acúmulo de capital social, aprendizagem coletiva, inovação colaborativa, escala e poder de mercado, e geração de soluções coletivas. Os resultados alcançados por este estudo podem ser considerados relevantes no que tange à análise de como as redes de cooperação podem refletir no cotidiano do agricultor familiar, gerando a melhoria na qualidade de vida, competitividade, posterior aumento da renda, influenciando no desenvolvimento local e na empregabilidade.

Biografia do Autor

Laiana da Silva Ossemer, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Atualmente é Secretária Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Presidente da Comissão de Política e Remuneração de Pessoal dos Servidores Públicos de Rio do Sul desde 2011. Ex Vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência Rio do Sul PREV gestão 2021-2023 . Membro Conselho de Desenvolvimento de Cidades desde 2017. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Administração Pública e Comunicação. Professora/Tutora no Centro Universitário Avantis. Empreendedora.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor Adjunto e Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Cacoal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho. Colaborador Voluntário na Rede Governança Brasil (RGB) no Comitê de Implantação de Governança em Municípios e ESG Público. Coordenador de projeto de pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa PIBIC/UNIR 2023-2024, com bolsa CNPQ. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gestão e Desevolvimento Regional (GPGDR). Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD/2021), pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/2018) pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), com registro no CRA - RS n 048716/O (licenciado). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2022).

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade de Blumenau (FURB)

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

Janine Patricia Jost de Miranda, Universidade de Blumenau (FURB)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2020-2024). Mestre em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialista em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduada em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Visiting Researcher (2018) na UMinho (Universidade do Minho - Braga Portugal).

Downloads

Publicado

23-04-2024

Como Citar

OSSEMER, Laiana da Silva; MIRANDA, Ronaldo Leão de; PARISOTTO, Iara Regina dos Santos; MIRANDA, Janine Patricia Jost de. COMPETITIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR CATARINENSE A PARTIR DAS REDES DE COOPERAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 31, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v31i1a2024.3618. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3618. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos