FATORES ASSOCIADOS A CONFIGURAÇÃO DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO AGROALIMENTARES NA MICRORREGIÃO DE CACHOEIRA DO SUL

Autores

  • Simone Bueno Camara Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Maycon Noremberg Schubert Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Sérgio Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Gustavo Pinto da Silva Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3398

Palavras-chave:

canais de comercialização, agricultores, territórios, alimentos, análise estatística

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar os fatores associados a configuração dos canais de comercialização agroalimentares de frutas e hortaliças na microrregião de Cachoeira do Sul. Para a operacionalização da pesquisa teve 129 agricultores entrevistados, os quais tinham atividades produtivas de frutas e hortaliças, ou mesmo às duas atividades. Os dados foram submetidos a estatística descritiva, e análises de Fatorial e Cluster. Os principais fatores que configuram a comercialização agroalimentar neste território são as atividades de maior renda e produtos majoritários. A partir desta análise inicial, obteve-se três grupos. O primeiro grupo possui 69 agricultores e apresenta uma dinâmica de especialização produtiva, vinculada ao abastecimento de supermercados e feiras locais. O segundo grupo (47 agricultores), apresenta uma dinâmica de diversificação produtiva, apresentando canais de comercialização locais, no entanto, não é a principal atividade praticada. O terceiro grupo (13 agricultores) tende a buscar uma maior diversificação nos canais de comercialização e possui concentração de renda através destas atividades. Concluímos que as configurações dos canais de comercialização agroalimentar estão condicionadas às características dos territórios alicerçados, no entanto, a concentração de renda em uma atividade comercial leva a uma convencionalização produtiva e comercial.

Biografia do Autor

Simone Bueno Camara, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Economista. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural-UFSM.

Maycon Noremberg Schubert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Economia e Empresa pela Universidade de Oviedo (UNIOVI/Espanha), ambos com período de co-tutela junto a Universidade de Manchester, sob orientação do Prof. Alan Warde.

Sérgio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003.

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2022; 2005; 2011). Graduada em Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural).

Gustavo Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Mestre (2003) e Doutor (2016) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Titular da Carreira de Magistério de Ensino médio, técnico e tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM.

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Publicado

14-07-2023

Como Citar

CAMARA, Simone Bueno; NOREMBERG SCHUBERT, Maycon; SCHNEIDER, Sérgio; BRANDÃO, Janaína Balk; DA SILVA, Gustavo Pinto. FATORES ASSOCIADOS A CONFIGURAÇÃO DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO AGROALIMENTARES NA MICRORREGIÃO DE CACHOEIRA DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3398. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3398. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos