IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3252Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior, Impacto Socioeconômico, Economia RegionalResumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto das Instituições de Ensino Superior (IES) no crescimento econômico do Brasil no período 2002 a 2016. As hipóteses testadas foram: i) H1: Efeito positivo das IES no Produto Interno Bruto per capita tanto na análise agregada quanto na desagregada por missões (ensino, pesquisa e transferência de conhecimento); ii) H2: Efeito positivo do investimento (estadual e das próprias IES) no Produto Interno Bruto per capita. O método utilizado foi dados em painel para as Unidades Federativas do Brasil no período de 2002-2016. Os resultados destacam que as missões Ensino e Pesquisa das IES são os fatores mais significativos para o desenvolvimento local de forma que não foi possível refutar a hipótese de que as IES têm impacto positivo ou benéfico sobre a dinâmica do PIB per capita das regiões brasileiras. Porém, o indicador de transferência de conhecimento enfraquece os resultados obtidos, sem integração IES-sociedade o impacto dos investimentos em IES é modesto ou nulo. Neste sentido, ações que incentivem o vínculo universidade-sociedade poderiam contribuir para um avanço mais eficiente do efeito inovador do conhecimento gerado pelas IES sobre o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Outro ponto importante para estimular esta integração seria o aumento do fomento formal à pesquisa científica elaborada em parceira direta entre IES e as empresas.Downloads
Publicado
10-04-2023
Como Citar
VIEIRA, Cristiéle de Almeida; PORTO JÚNIOR, Sabino da Silva. IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3252. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3252. Acesso em: 14 nov. 2024.
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Artigos
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