ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221Palavras-chave:
Indicações Geográficas, Presença digital, Mídias sociais, EngajamentoResumo
A adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona as marcas a estarem presentes no ambiente digital na busca de gerarem mais visibilidade e interações nos negócios. As redes sociais virtuais surgem como importantes ferramentas para comunicação e fortalecimento dos vínculos entre marcas e usuários, podendo ser usadas para Indicações Geográficas (IG), a fim de ressaltar a garantia da qualidade e unicidade de produtos característicos diferentes de todos os outros similares no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é mensurar a presença digital das IG nordestinas através da análise das contas de requerentes e de negócios com produtos ou serviços com IG nas redes sociais on-line. Para tanto, são realizadas pesquisas em bases de dados científicas e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e análises de dados colhidos nos perfis virtuais de associações, sindicatos e cooperativas e negócios com IG. Como resultados, percebeu-se que é baixo o engajamento construído pelos requerentes e negócios relacionados às 16 indicações do nordeste do Brasil nas redes pesquisadas no ambiente digital. O uso das plataformas, mesmo nas contas com boa taxa de engajamento, é pequeno e há pouca interação dos administradores dos perfis nos conteúdos postados. Logo, é necessário que aqueles que gerenciam as redes conheçam a atual importância do uso e da adequada utilização destas ferramentas, além do vínculo do que está sendo publicado com as IG correspondentes. Assim, um plano de marketing, focado no tradicional e digital, é imprescindível e deve considerar as particularidades dos produtos e serviços com IG.Downloads
Publicado
21-12-2022
Como Citar
ALMEIDA SILVA, André; DA SILVA, Gabriel Francisco. ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 André Almeida Silva, Gabriel Francisco da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.