PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3054Palavras-chave:
Educação do Campo, Jovens, Pedagogia da alternância.Resumo
A Pedagogia de Alternância tem como intuito a formação da população que vive no campo e se estrutura na ação conjunta entre escola e família, possibilitando aos estudantes o conhecimento teórico e prático. O objetivo deste estudo foi analisar os projetos profissionais de jovens estudantes de Casas Familiares Rurais (CFRs) no Oeste Catarinense. Para obtenção dos dados, um total de 159 estudantes responderam a um questionário. Os dados foram obtidos em cinco Casas Familiares Rurais localizadas na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que 35,85% dos estudantes desejam realizar um curso superior após concluir o ensino na Casa Familiar Rural; 27,67% planejam trabalhar na propriedade rural e 27,04% que pretendem trabalhar no meio urbano nas seguintes condições (trabalhar como técnicos em atividades relacionadas ao setor agropecuário e; trabalhar no meio urbano, em atividades diversas, não necessariamente relacionadas ao setor agropecuário). Ainda, 1,88% dos jovens demonstraram que aspiram ter um emprego no meio urbano, mas continuar auxiliando na propriedade rural. Conclui-se que um grande número de entrevistados busca um projeto voltado a ocupação urbana, ou seja, são jovens que estão buscando a qualificação educacional para atuarem em atividades no meio urbano.Downloads
Publicado
30-06-2022
Como Citar
BOSCARDIN, Mariele; ARNHOLD, Edirlene Andrea; DE TOLEDO, Vitória Benedetti; AHLERT, Edson Moacir. PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3054. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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