ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2955Palavras-chave:
Educação Básica. Educação de Qualidade. Agenda 2030. Ferramentas Educacionais. Atividades Lúdicas.Resumo
A Educação Ambiental (EA) formal e a meta 4.7 do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 4 Educação de Qualidade possuem como propósito a educação para o desenvolvimento sustentável, podendo assim, juntas, serem empregadas no ambiente escolar, respeitando-se o contexto local e/ou regional dos/das alunos(as) em sala de aula. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias didáticas que garantam a inserção da EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade no ensino fundamental, com enfoque no bioma Caatinga, possibilitando aos/as professores(as) estratégias de fácil desenvolvimento no âmbito escolar. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da experiência das autoras para seleção das estratégias didáticas apresentadas e discutidas. Gincanas, brincadeiras, horta, cinema e músicas são estratégias que os/as professores(as) podem fazer uso em sala de aula para garantir a EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade com enfoque na Caatinga, estimulando a participação dos/das alunos(as) durante as aulas, e formando cidadãos(ãs) conscientes de suas ações com o ambiente.Downloads
Publicado
14-10-2021
Como Citar
BEZERRA, Letícia Gabriele da Silva; RODRIGUES, Júlia Rélene de Freitas. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2955. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Letícia Gabriele da Silva Bezerra, Júlia Rélene de Freitas Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.