EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2946Palavras-chave:
Conexões políticas. Doações de Campanha. Retorno anormal. Risco. Volatilidade.Resumo
A pesquisa investiga empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), observando a relação entre as conexões políticas estabelecidas por meio de doações para financiamento das eleições presidenciais no Brasil, ocorridas no período de 2002, 2006, 2010 e 2014, e possíveis mudanças no retorno, volume de negociação e na volatilidade do preço e do volume das ações das empresas doadoras. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de doações para financiamento de campanha e o retorno das ações das empresas doadoras de modo geral. Contudo, as empresas doadoras tendem a apresentar retornos menores, sendo intensificado nos anos de eleição, quando comparadas às empresas não doadoras. Adicionalmente, há uma relação entre as doações e o aumento no volume de negociação, redução da volatilidade do preço das ações e volatilidade do volume de negociação, indicando que as empresas que realizam doações são percebidas como investimentos de menor risco no mercado, possivelmente em função de conexões políticas.Downloads
Publicado
06-05-2022
Como Citar
DA SILVA RODRIGUES, Fernanda; VIANNA BRUGNI, Talles; SOARES MONTE-MOR, Danilo; PEREIRA BASTOS, Sérgio Augusto. EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2946. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2946. Acesso em: 23 nov. 2024.
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2022 Fernanda da Silva Rodrigues, Talles Vianna Brugni, Danilo Soares Monte-mor, Sérgio Augusto Pereira Bastos
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