ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2878Palavras-chave:
Políticas de gestão, Instituições Comunitárias de Ensino Superior, Gestão universitária.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de gestão em Instituições Comunitárias de Ensino Superior participantes do COMUNG frente ao cenário da educação superior no Rio Grande do Sul. A metodologia é de natureza qualitativa com delineamento descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas com os gestores de nove ICES, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. Como principais resultados, verificou-se que o conjunto pesquisado é composto por Instituições de alta complexidade de gestão, o que resulta das particularidades desse tipo de organização. Aspectos como a democracia, a multiplicidade de áreas do conhecimento e os elementos decorrentes dessas particularidades, sobretudo o aspecto político, contribuem para o estabelecimento de uma estrutura altamente desafiante para seus gestores. As políticas de gestão institucional do grupo avaliado permitem, em alguns casos, a preponderância de aspectos políticos em detrimento de aspectos técnicos financeiros nas tomadas de decisões, assumindo as ICES, muitas vezes, perdas financeiras para a obtenção de resultados não financeiros. Entretanto, os entrevistados demonstram que essa é uma característica inerente ao caráter comunitário, democrático e de priorização da qualidade acadêmica, o que se confirma pelos bons resultados nas avaliações do Ministério da Educação apresentados pelas ICES em questão.Downloads
Publicado
29-12-2021
Como Citar
LIMA, Julian Israel; LAUFER, Jaime. ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 4, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2878. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2878. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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