O ENGAJAMENTO PÚBLICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2865

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Engajamento Público, Prefeitura

Resumo

O uso da tecnologia é uma realidade constante na vida da população. Suas diversas ferramentas possibilitam uma nova forma de relação e comunicação. As mídias sociais como o Facebook e o Instagram estão cada vez mais sendo utilizadas pelo setor público visando uma maior interação com a população. Dessa forma, com o objetivo de analisar o uso das mídias sociais como ferramenta de engajamento público por meio da utilização das mídias sociais de uma Prefeitura do Rio Grande do Sul, realizou-se um estudo caracterizado como descritivo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa. A coleta de dados contou com a aplicação de um questionário online enviado através do Facebook, totalizando 114 habitantes do município que forneceram sua percepção. Os resultados indicam que a população não utiliza as mídias sociais como forma de interação com a Prefeitura, uma vez que os respondentes relataram não reagir as publicações da Prefeitura. Além disso, observou-se que as publicações da Prefeitura visam apenas informar a população, sendo essa a principal finalidade de acesso. Dessa maneira, este estudo favorece a compreensão da Prefeitura estudada quanto a sua interação com a população por meio das mídias sociais, facilitando a tomada de decisão e criação de estratégias para que as mídias sociais, além de ser um meio de informação, tornem-se um espaço de interação com o público.

Biografia do Autor

Rochele Malheiros de Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela UFSM.

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Graduanda do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na UFSM.

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Graduando do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na UFSM.

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Graduanda do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na UFSM.

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Graduando do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na UFSM.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

DE MELO, Rochele Malheiros; TONTINI, Julia; MALHEIROS, Michel Barboza; ROSSATO, Vanessa Piovesan; WEGNER, Roger da Silva. O ENGAJAMENTO PÚBLICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2865. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2865. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos