FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792Palavras-chave:
Gestão democrática, gestão participativa, ferramentas de comunicação, centro de educação infantil.Resumo
A gestão democrática pode ser considerada uma política recente e em processo de implementação, visto que há um movimento nas instituições públicas em prol de viabilizar a estrutura formal estabelecida em lei e também em promover novos processos democráticos. Neste sentido, este trabalho buscou analisar os meios de comunicação utilizados por um Centro de Educação Infantil de Curitiba-PR, de forma a aprofundar a discussão sobre os impactos dos mesmos sobre o processo de gestão da instituição analisada. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia de pesquisa consistiu no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações não participante e de entrevistas, sendo analisados pela técnica da análise de conteúdo. Foi possível observar a existência de ferramentas de comunicação que podem ser melhoradas e de outras que podem, ainda, ser desenvolvidas, de forma a aproximar a gestão da instituição de ensino da gestão democrática e participativa, a partir da ampliação do acesso e disseminação de informações a todos.Downloads
Publicado
12-07-2021
Como Citar
HINKELDEI, Amanda Kathryn; SINGH, Ananda Silva. FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Kathryn Hinkeldei, Ananda Silva Singh
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.