RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU): PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO MARACANÃ, BARRA DO BUGRES - MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2773

Palavras-chave:

Gestão dos Resíduos Sólidos. Políticas Públicas. Educação Ambiental.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar a forma como os moradores e a administração pública da cidade de Barra do Bugres-MT tratam os resíduos sólidos urbanos, pois questões relacionadas aos problemas ambientais vem ganhando destaque na sociedade contemporânea. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a percepção ambiental dos moradores do bairro Maracanã no município de Barra do Bugres-MT, em relação aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A pesquisa foi estruturada de forma qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários semiestruturados. O período de aplicação dos questionários ocorreu entre os meses de abril e maio de 2020. No total foram aplicados a quantia de 117 questionários. Os resultados identificaram que 70,09% dos entrevistados acreditam que o poder público é responsável por coletar os resíduos sólidos urbanos, porém, 61,54% afirmam que é por falta de educação e/ou zelo dos moradores que os resíduos são jogados em lugares inapropriados. Para 51,28% dos respondentes a melhor solução para evitar os danos ambientais seria a fiscalização e multa. Nesse cenário, 52,99% dos respondentes relataram que o poder público poderia fazer mais pela cidade referente a questão ambiental, pois, 64,96% diz que não existe nenhuma política ou projeto para os RSU. O estudo revelou que na cidade não existe coleta seletiva, assim, é importante que o poder público desenvolva projetos como Ecopontos, programas e ações de Educação Ambiental que promovam à adequação dos procedimentos de coleta e destinação dos RSU.

Biografia do Autor

Diego Matos dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Leandro José de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

ECONOMISTA FORMADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO (UNEMAT) E MESTRE EM AGRONEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). PROFESSOR INTERINO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT-CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA) ATUANDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL LECIONANDO AS DISCIPLINAS DE ECONOMIA, INTRODUÇÃO A ECONOMIA E ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA CIVIL.

Ana Paula Silva de Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019), especialista na área de Gestão em Saúde e Meio Ambiente pela Faculdade Afirmativo (2011), bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008).

Carlos Rezende de Pádua Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003), especialização em MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM (2004) pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ e mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA pela UNESP - Ilha Solteira-SP (2014). Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sônia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutorado em andamento em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didáticda do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Como Citar

SANTOS, Diego Matos dos; OLIVEIRA, Leandro José de; ANDRADE, Ana Paula Silva de; PÁDUA JUNIOR, Carlos Rezende de; MELO, Sônia Aparecida Beato Ximenes de. RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU): PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO MARACANÃ, BARRA DO BUGRES - MT. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2773. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2773. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos