O EFEITO DA OBSERVAÇÃO E HONRA NA DESONESTIDADE DAS PESSOAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1869Resumo
Evidências têm mostrado que praticamente todas as pessoas são desonestas, sendo que umas mais do que outras. As pessoas possuem uma bússola moral que define um limite de desonestidade baseado na sua percepção de diversos incentivos. Dois experimentos de campo investigaram o nível de desonestidade das pessoas. No primeiro experimento, os participantes se engajaram em uma olimpíada de matemática fictícia, onde havia a possibilidade de trapaça ao retornar a quantidade de respostas corretas da atividade. No segundo experimento, analisou-se a quantidade de pessoas que fizeram a devolução de troco excedente em uma situação de compra corriqueira. Os estudos testaram o quanto dois diferentes tipos de incentivos (moral e social) podem diminuir a desonestidade dos indivíduos. Os resultados do primeiro estudo mostraram que na possibilidade de trapacear, as pessoas foram desonestas, porém não muito. Já o segundo experimento mostrou que uma simples simulação de estímulo social, a presença de um cartaz com a ilustração de olhos ao lado do caixa, reduziu a desonestidade e fez com que as pessoas devolvessem mais o troco excedente. Em ambos os estudos, a presença de códigos de honra não apresentou efeito na redução da desonestidade.Downloads
Publicado
01-04-2019
Como Citar
ARNHOLD, Cleiton Rodrigo; ALBA, George; MULLER, Andriele Nahara. O EFEITO DA OBSERVAÇÃO E HONRA NA DESONESTIDADE DAS PESSOAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1869. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1869. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Cleiton Rodrigo Arnhold, George Alba, Andriele Nahara Muller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.