GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES

Autores

  • Larissa Tayla Alfenas Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749

Palavras-chave:

Marketing Verde, Comportamento do Consumidor, Green Brand, Branding

Resumo

A preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas.

Biografia do Autor

Larissa Tayla Alfenas, Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário UNA

Graduanda em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UNA

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Professor adjunto do curso de Mestrado Profissional em Administração

Nina Rosa da Silveira Cunha, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Bacharel em Direito pela Universidade de Itauna - MG

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Publicado

05-09-2018

Como Citar

ALFENAS, Larissa Tayla; MOURA, Luiz Rodrigo Cunha; CUNHA, Nina Rosa da Silveira. GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos