GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO. DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL – UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA TECNOLÓGICA

Autores

  • Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) - Universidade de Lisboa (ULisboa) Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) - ISCSP-ULisboa http://orcid.org/0000-0002-3111-9843
  • Ireneu de Oliveira Mendes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) - Universidade de Lisboa (ULisboa)
  • Nádia Sofia Lucas Marques Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1611

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Inovação, Competitividade Organizacional

Resumo

O conhecimento tornou-se um dos fatores críticos de sucesso das organizações. Hoje é amplamente reconhecido como um recurso estratégico e, por isso, fundamental para a obtenção de resultados positivos, potenciador de inovação e vantagem competitiva sustentável. As práticas de gestão do conhecimento – criação e partilha de conhecimento – estão associadas à inovação e à criatividade, na medida que o conhecimento é caracterizado pela inovação no seu todo, a qual, está ligada a novo conhecimento (BEESLEY; COOPER, 2008). O presente estudo visa, analisar a relação entre gestão do conhecimento e gestão da inovação, compreendendo a importância de ambos enquanto recursos valiosos para as organizações. Foi aplicado um questionário composto por uma amostra de 29 colaboradores de um empresa de tecnologia da cidade de Coimbra, no sentido de “fotografar” a realidade da Gestão de Conhecimento e da Inovação, das suas práticas e resultados, pelos olhos dos colaboradores e assim analisar os seus reais efeitos na organização. Os resultados alcançados permitem concluir que é seguida a chamada estratégia de crescimento inteligente pela empresa. Em conclusão o presente estudo apresenta um contributo empírico distinto na medida em que potencializa a compreensão sobre a importância e a influência dos elementos e práticas da gestão do conhecimento na inovação no contexto organizacional.

Biografia do Autor

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) - Universidade de Lisboa (ULisboa) Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) - ISCSP-ULisboa

Doutoramento em Ciências Sociais (Especialidade em Administração Pública), Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Licenciatura em Estatística de Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa (NOVA) Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (ULisboa) Investigador Integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), ISCSP-ULisboa Investigador Colaborador do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), ISCSP-ULisboa Colaborador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça, Universidade de Brasília Coordenador do Observatório Nacional de Administração Pública (ONAP), ISCSP-ULisboa Consultor para a Área de Planeamento e Política Legislativa da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça de Portugal

Ireneu de Oliveira Mendes, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) - Universidade de Lisboa (ULisboa)

Doutorando em Administração Pública na Universidade de Lisboa Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (ULisboa) Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Nádia Sofia Lucas Marques, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

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Publicado

29-04-2018

Como Citar

CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; MENDES, Ireneu de Oliveira; MARQUES, Nádia Sofia Lucas. GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO. DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL – UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA TECNOLÓGICA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1611. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1611. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos