ANÁLISE ESTRUTURAL DO MERCADO BRASILEIRO DE PICAPES PEQUENAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1584Resumo
A venda de picapes pequenas no Brasil é altamente concentrada em quatro empresas, em que a Fiat tende a ter a maior participação de mercado, em termos de unidades vendidas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi testar a ocorrência de exercício de poder de mercado no segmento de picapes pequenas. O referencial teórico teve como base a teoria da New Empirical Industrial Organization (NEIO) e aplicou-se o modelo econométrico baseado em Berry et al. (1995), um modelo estrutural de demanda e oferta para estimação do equilíbrio de mercado, onde aplica-se um modelo randômico de utilidade para derivar a demanda e assume-se que o logaritmo do custo marginal é linear em relação ao custo dos atributos. Os resultados mostram que o markup médio ponderado do segmento é de cerca 12% e que a estratégia de competição das firmas oscila ao longo do tempo. Portanto, foi possível rejeitar a hipótese nula de que os modelos de competição de Bertrand e de cooperação são indistinguíveis em favor da cooperação em alguns subperíodos.Downloads
Publicado
05-09-2018
Como Citar
DE PAULA EDUARDO, Gabriel; MARTINS FIGUEIREDO, Adelson; PITELLI, Mariusa Momenti. ANÁLISE ESTRUTURAL DO MERCADO BRASILEIRO DE PICAPES PEQUENAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1584. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1584. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Gabriel de Paula Eduardo, Adelson Martins Figueiredo, Mariusa Momenti Pitelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.