MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Autores

  • Cláudia Aparecida Avelar Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517

Palavras-chave:

Estudo de caso, Pesquisa qualitativa, Critérios de qualidade.

Resumo

No âmbito da pesquisa sobre gestão, o estudo de caso como ferramenta de estratégia de pesquisa é estigmatizado por alguns pesquisadores internacionais, porém é muito utilizado pelos brasileiros, o que leva ao pensamento de que esse método necessita de bom delineamento e parâmetros de qualidade, desde o levantamento do problema até o encerramento da análise. O objetivo basilar deste ensaio teórico foi minimizar o motivo que leva ao estigma do estudo de caso no meio acadêmico internacional e apresentar alternativas para minimizar o preconceito com o uso dessa ferramenta em estudos sobre gestão. Isso deve ser desconstruído antes de se fazer a opção por essa estratégia, pois os argumentos se referem à falta de generalização dos resultados e a discussão dos dados. Essa análise leva a reflexão de que, ao escolher a estratégia de estudo de caso, o pesquisador deve aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de estudo, conhecer seus desafios e garantir a confiabilidade e validade do constructo, interna e externamente, a partir das ações descritas no estudo. O preconceito ao uso do estudo de caso tem diminuído nos últimos anos, porém percebe-se discriminação, ainda, em periódicos internacionais devido à visão dominante positivista.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (PUCMINAS). Mestre em Administração (Centro Universitário UNA).

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar. MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos