MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517Palavras-chave:
Estudo de caso, Pesquisa qualitativa, Critérios de qualidade.Resumo
No âmbito da pesquisa sobre gestão, o estudo de caso como ferramenta de estratégia de pesquisa é estigmatizado por alguns pesquisadores internacionais, porém é muito utilizado pelos brasileiros, o que leva ao pensamento de que esse método necessita de bom delineamento e parâmetros de qualidade, desde o levantamento do problema até o encerramento da análise. O objetivo basilar deste ensaio teórico foi minimizar o motivo que leva ao estigma do estudo de caso no meio acadêmico internacional e apresentar alternativas para minimizar o preconceito com o uso dessa ferramenta em estudos sobre gestão. Isso deve ser desconstruído antes de se fazer a opção por essa estratégia, pois os argumentos se referem à falta de generalização dos resultados e a discussão dos dados. Essa análise leva a reflexão de que, ao escolher a estratégia de estudo de caso, o pesquisador deve aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de estudo, conhecer seus desafios e garantir a confiabilidade e validade do constructo, interna e externamente, a partir das ações descritas no estudo. O preconceito ao uso do estudo de caso tem diminuído nos últimos anos, porém percebe-se discriminação, ainda, em periódicos internacionais devido à visão dominante positivista.Downloads
Publicado
31-12-2018
Como Citar
FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar. MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.