INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438Palavras-chave:
indicadores sociais, violência escolar, indisciplina, Rio Grande do Sul.Resumo
No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
BARTZ, Maicker Leite; QUARTIERI, Ewerton da Silva; FREITAS, Tiarajú Alves de. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438. Acesso em: 27 dez. 2024.
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Artigos
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