UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E COMUNIDADES LOCAIS: GESTÃO DE CONFLITOS E INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1397Palavras-chave:
Áreas protegidas, Participação social, Gestão do ambiente.Resumo
O debate conservacionista em torno da criação e implantação de áreas protegidas tem ganhado força nas últimas décadas. A visão de um ambiente intocável, separado do homem, proporcionou, às unidades criadas a partir do modelo aplicado desde a criação do Yellowstone National Park, a necessidade de iniciar processos de expulsão dos habitantes que nela residiam, gerando enormes conflitos com esta população. Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre as unidades de conservação e as comunidades que nela sustentam-se, a partir do levantamento de pontos de colisão de interesse e dos instrumentos legais para a inserção das comunidades locais na vida e tomada de decisões nas unidades de conservação. Uma metodologia exploratória-descritiva baseou esta pesquisa, por meio do desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos relevantes à temática. A partir do levantado, elucidou-se a situação dos conflitos entre a implantação de unidades e as populações locais, e o potencial da aplicação de ferramentas de participação na integração das comunidades na gestão das áreas protegidas, considerando-se todo o contexto político-histórico e demandas da região.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
MIRANDA DA SILVA, Matheus; FERREIRA DOS SANTOS, Isadora; CANUTO SILVA, Fernanda Rafaela; PALHARES TEIXEIRA, Camila. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E COMUNIDADES LOCAIS: GESTÃO DE CONFLITOS E INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1397. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1397. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Matheus Miranda da Silva, Isadora Ferreira dos Santos, Fernanda Rafaela Canuto Silva, Camila Palhares Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.