PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374Palavras-chave:
Plantas Medicinais, Saber Popular, Ensino Fundamental em Aracaju/SEResumo
O uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
VASCONCELOS, Carlos Alberto; BARROS, Maria Salete. PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Vasconcelos, Maria Salete Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.