COMPORTAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1292Palavras-chave:
Informação, Conhecimento, Necessidades Informacionais.Resumo
Estudos sobre o uso e os usuários da informação são importantes para que se compreenda as necessidades informacionais dos indivíduos, para que seja avaliado até que ponto os serviços/recursos oferecidos respondem a essas necessidades e se se estão sendo utilizados adequadamente. Apesar da relevância deste tema, estudos com estudantes da área de negócios ainda mostram-se escassos. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento informacional dos alunos do curso de Administração matriculados em uma Universidade Pública do Estado de Minas Gerais. Para isto, foi adotada a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados mostram que fontes de informações como livros, a internet, professores e os colegas de turma são componentes importantes do comportamento informacional dos alunos entrevistados. Observou-se que as necessidades informacionais dos estudantes estão relacionadas principalmente com as suas atividades acadêmicas e profissionais. Estes resultados mostram-se relevantes para fundamentar políticas educacionais/pedagógicas em instituições de ensino superior, especialmente quando se considera que a aptidão para assimilar novas informações está entre as características desejáveis dos egressos do curso de Administração.Downloads
Publicado
30-08-2017
Como Citar
MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira; VIEIRA, Alisson Luiz; ESPÍNDOLA, Daniel Masini; GOMES, Gabriel Carvalho; ROSA, Matheus Henrique; SILVA, Rafael Dias da. COMPORTAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1292. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1292. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Alisson Luiz Vieira, Daniel Masini Espíndola, Gabriel Carvalho Gomes, Matheus Henrique Rosa, Rafael Dias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.