A EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE ALÉM DOS NÚMEROS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1271Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, EvasãoResumo
Nos últimos anos a evasão no ensino superior público no Brasil tem tomado grandes proporções e, consequentemente, tem sido alvo de diversos estudos. Assim, este trabalho buscou comparar as principais razões que provocam a evasão dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e sistemas de informação da UFMT – Campus Rondonópolis a partir de aspectos demográficos. Para esta pesquisa, optou-se por abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com os coordenadores dos cursos e questionário eletrônico enviado para os alunos. No tratamento de dados foram utilizados modelos estatísticos como a análise fatorial e o comparativo entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de significância de 0,05 entre as razões de evasão e as variáveis demográficas gênero, estado civil, ensino médio e curso. Observa-se que não há diferenças estatisticamente significativas entre os semestres e as razões de evasão. Os dados qualitativos indicaram algumas razões não observadas anteriormente. A evasão de alunos na universidade caminha em direção oposta ao desenvolvimento, pois o potencial capital social, uma importante ferramenta que auxiliaria no progresso econômico e social, e no fortalecimento da democracia, pode acabar não sendo desenvolvido.Downloads
Publicado
25-04-2017
Como Citar
NAGAI, Nathália Prochnow; CARDOSO, André Luís Janzkovski. A EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE ALÉM DOS NÚMEROS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1271. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1271. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Nathália Prochnow Nagai, André Luís Janzkovski Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.