CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS

Autores

  • Luzia Klunk UNIVATES
  • Jane Márcia Mazzarino UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1184

Palavras-chave:

Conflitos hídricos. Mediações. Educomunicação socioambiental. Metodologias participativas.

Resumo

A confrontação de interesses sociais em decorrência dos diversos usos dos recursos naturais gera conflitos socioambientais. Os elementos que compõem os conflitos socioambientais são múltiplos, pois sofrem interferência de aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos, etc. Por esse motivo, o seu tratamento efetivo, por vezes, depende da participação e do engajamento dos sujeitos envolvidos. Para tanto, a mediação e a educomunicação socioambiental podem ser mecanismos para alcançar processos de governança, baseado na integração e no compartilhamento de objetivos. Neste artigo é realizada uma revisão bibliográfica para refletir sobre a contribuição da educomunicação socioambiental na busca por compreender situações de conflitos socioambientais e seu possível avanço em direção a processos de governança, a partir das múltiplas mediações que o marcam.

Biografia do Autor

Luzia Klunk, UNIVATES

Doutoranda do PPG Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates. Bolsista PROSUP/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CEAMI (CNPq).

Jane Márcia Mazzarino, UNIVATES

Doutora em Ciências da Comunicação, Unisinos. Docente Permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CEAMI (CNPq).

Downloads

Publicado

25-04-2017

Como Citar

KLUNK, Luzia; MAZZARINO, Jane Márcia. CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1184. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos