PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156Palavras-chave:
Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.Resumo
Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.Downloads
Publicado
25-04-2017
Como Citar
RIBEIRO, Maria Isabel Barreiro; FERNANDES, António José Gonçalves; DINIZ, Francisco José Lopes de Sousa. PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Maria Isabel Barreiro Ribeiro, António José Gonçalves Fernandes, Francisco José Lopes de Sousa Diniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.