OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL

Autores

  • Liliane Antunes Rohde Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Ana Carina Castagna ESPM-Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155

Palavras-chave:

Marcas, Cafeicultura, Comportamento do consumidor, Atitudes, Imagem

Resumo

O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.

Biografia do Autor

Liliane Antunes Rohde, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. Professora dos cursos de graduação da ESPM/Sul. Consultora de Empresas.

Ana Carina Castagna, ESPM-Sul

Graduada em Relações Internacionais pela ESPM-Sul e graduanda em Administração pela mesma instituição.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

ROHDE, Liliane Antunes; CASTAGNA, Ana Carina. OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos