A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079Palavras-chave:
Educação Ambiental, Gestão Escolar, EducaçãoResumo
Este artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.Downloads
Publicado
22-12-2016
Como Citar
DA ROSA, Daiani Clesnei; KONRAD, Odorico; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.