PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS ALFA

Autores

  • Paulo Eugênio Warken Universidade FEEVALE
  • Dusan Schreiber Universidade FEEVALE
  • Vanessa Theis Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1074

Palavras-chave:

Gestão da Inovação. Indústria Calçadista.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar, por meio de um estudo caso, os elementos mais relevantes do processo de inovação organizacional. Com base no referencial teórico que serviu para embasamento às análises realizadas, constata-se que a empresa Alfa não apresenta um modelo de inovação com visão sistêmica. A empresa focaliza sua estratégia de inovação em produtos, tanto por meio de identificação de novos nichos de mercado, bem como de inovações incrementais orientadas aos processos de produção e ergonomia dos produtos.

Biografia do Autor

Paulo Eugênio Warken, Universidade FEEVALE

Possui graduação em Tecnólogo de Produção de Calçados pela Universidade FEEVALE. Diretor na Warken Consultoria.

Dusan Schreiber, Universidade FEEVALE

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e graduação em Administração da Universidade Feevale.

Vanessa Theis, Universidade FEEVALE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

WARKEN, Paulo Eugênio; SCHREIBER, Dusan; THEIS, Vanessa. PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS ALFA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1074. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1074. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos