Este documento institucional - o Relatório Social da Fundação Univates - representa um marco importante das atividades da nossa organização, pois visa a divulgar, de forma transparente, as diversas ações realizadas ao longo do ano de 2022. O Relatório é uma ferramenta fundamental para reafirmar nosso compromisso não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com toda a sociedade.
Neste Relatório, o leitor encontrará uma ampla variedade de informações relevantes sobre os projetos, programas e atividades realizados pela Universidade do Vale do Taquari - Univates nas áreas de ensino, pesquisa e extensão - e também em inovação e prestação de serviços. Além disso, destacam-se os impactos positivos dessas ações tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa.
Ao apresentar em detalhes o nosso comprometimento com a sociedade por meio dos dados que apresentamos, esperamos que o leitor possa compreender como nossas ações são guiadas pela responsabilidade social, bem como entender a forma como trabalhamos para atender aos objetivos que traçamos enquanto organização. Ressalto ainda que o Relatório Social da Fundação Univates reflete nossa dedicação ao promover a excelência acadêmica aliada ao desenvolvimento sustentável. Nós nos esforçamos para cultivar uma cultura de transparência e prestação de contas, e este documento é uma prova tangível desse compromisso.
Nossas ações impactam não apenas a formação acadêmica dos estudantes, mas também influenciam positivamente o bem-estar das comunidades que atendemos. Por meio deste Relatório, buscamos incentivar o diálogo aberto e construtivo, envolvendo todos os interessados, para que juntos possamos impulsionar o progresso e a transformação social.
O ano de 2022 foi de muito trabalho em nossa comunidade universitária. Em janeiro, uma de nossas professoras assumiu o cargo de secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Esse foi o mês em que a Univates e a Prefeitura de Lajeado anunciaram a oferta do Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando a 500 alunos da rede municipal de Lajeado. Em fevereiro, recebemos projeção estadual com uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade que apontou que folhas de erva-mate apresentam potencial como herbicida natural.
Em março, comemoramos boas avaliações de nossos cursos: os cursos de Logística EAD e de Gestão da Tecnologia da Informação EAD receberam nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Nesse mês também lançamos o Explore, o programa de relacionamento da Univates com as escolas, que segue firme em suas atividades. Em abril, os cursos de Pedagogia EAD e de Administração EAD da Univates receberam nota máxima em avaliação do MEC.
O mês de maio foi marcado pela expansão das atividades do Alfabeletrando para Nova Mutum, no Mato Grosso. Em junho, lançamos a plataforma +Ação, para receber demandas da comunidade que serão desenvolvidas pela Universidade. Nossos cursos de Letras e de História EAD, assim como os Cursos Superiores de Tecnologia EAD da Univates na área de gestão, também receberam nota máxima na avaliação do MEC.
A Univates, em julho, concedeu o primeiro título de professor emérito de sua história ao ex-professor Roque Bersch, por suas contribuições ao Ensino Superior no Vale do Taquari. Em agosto, um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) recebeu destaque internacional nas publicações da National Geographic e de diversos outros veículos de comunicação do mundo. Esse também foi o mês em que a Univates lançou um novo vídeo institucional, reforçando o compromisso de ser a força que impulsiona novas oportunidades para as pessoas e as regiões nas quais ela está representada.
Setembro iniciou com a notícia de que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que o curso de Letras da Univates é o melhor do Brasil no Conceito Enade. Enfatizando o espaço plural oferecido pela Instituição, em setembro também recebemos sete candidatos ao Palácio do Piratini para participarem de um debate no Teatro Univates, projetando perspectivas para a sua eventual atuação no Governo do Estado. O mês de outubro foi muito significativo: cerca de 100 municípios e mais de 6 mil pessoas marcaram presença na maior Feira de Cursos da história da Univates.
Já em novembro realizamos uma formatura simbólica no Teatro Univates para marcar o encerramento da 1ª edição do Alfabeletrando em Lajeado, ocasião em que centenas de crianças que participaram do projeto celebraram sua participação na iniciativa. Também vimos um grupo de estudantes e professores da Univates embarcarem para uma missão assistencial da Marinha do Brasil na Amazônia.
Em dezembro, nossa Universidade celebrou os 50 anos da primeira formatura do Ensino Superior no Vale do Taquari, evento realizado em dezembro de 1972. A Instituição destacou-se como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Além disso, a pesquisa realizada no PPGAD, que recebeu projeção internacional em agosto, também foi reconhecida como descoberta do ano em premiação nacional.
Expresso minha gratidão a todos aqueles que, com as suas atividades, contribuem, direta e indiretamente, para a organização deste Relatório. É por meio da união de esforços que conseguimos divulgar as conquistas e os desafios enfrentados ao longo de 2022. Enfatizo que todas as ações que preenchem as páginas deste documento só se tornaram possíveis graças ao incansável trabalho de uma comunidade composta por milhares de indivíduos comprometidos com a Univates. Em particular, gostaria de destacar a notável atuação do Comitê de Responsabilidade Social, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso deste projeto.
Também agradeço a toda a comunidade acadêmica - estudantes, funcionários (professores e técnico-administrativos), estagiários e bolsistas -, bem como à comunidade regional. Sua dedicação e compromisso com a nossa Instituição constituem a base sólida sobre a qual construímos nossos resultados e impacto social. É por meio da colaboração e do envolvimento contínuo que conseguimos reafirmar o nosso propósito de promover a excelência acadêmica aliada à responsabilidade social.
Boa leitura!
Reitora da Univates