Pesquisa

A Univates prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As ações institucionais contribuem para a melhoria da qualidade dos processos educacionais, aperfeiçoando a qualificação docente, aprimorando a formação do corpo discente e gerando benefícios para a comunidade regional.

A atividade de pesquisa está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimulada desde o início da existência da Instituição e nas mais diversas áreas do conhecimento científico.

Em 2022:

38

projetos de pesquisa institucionais, vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs)

34

projetos de pesquisa desenvolvidos na Univates receberam fomento externo

58

professores doutores estiveram envolvidos diretamente nos projetos de pesquisa

263

alunos com bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação oriundas da Univates, de órgãos de fomento externo, entre outros

R$ 7.307.125,00

investidos pela Univates em projetos de pesquisa institucionais, vinculados aos PPGs

Os editais internos para projetos de pesquisa institucionais priorizam as áreas nas quais a Univates busca concentrar esforços para contribuir para o desenvolvimento regional e o institucional.

Em 2022:

263

alunos com bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação

257

alunos de graduação

6

alunos do Ensino Médio

Projetos de pesquisa e de extensão por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2022:

38

projetos de pesquisa institucionais vinculados aos PPGs

34

projetos de extensão institucionalizados

Um mesmo projeto de pesquisa ou de extensão pode contribuir para o alcance de mais de um ODS.

loading=
loading=

Comitê de Ética em Pesquisa (Coep)

O Coep é um colegiado multiprofissional, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que objetiva defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, reconhecendo as pesquisas como eticamente adequadas.

Em 2022:

271

projetos foram analisados, sendo todos aprovados

Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua)

A Ceua é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender e contribuir para que os direitos dos animais utilizados em pesquisa, ensino e extensão sejam respeitados conforme padrões éticos e legais. Assim, tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa com o uso de animais.

Em 2022:

10

protocolos foram analisados, sendo todos aprovados

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt)

O Nitt objetiva atender às necessidades regionais, promovendo a cultura da propriedade intelectual em âmbito regional (Vale do Taquari), com vistas ao fomento, difusão, proteção e transferência dos potenciais processos ou produtos oriundos das pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas nas diversas áreas de atuação da Univates.

No ano de 2022 não foram encaminhados ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) novos pedidos de patente, mas o Nitt manteve suas atividades de avaliação e apoio para possíveis patentes, resultando na concessão das seguintes cartas patente pelo Inpi:

  • Carta Patente BR 1020160056179, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), expedida em 08/02/2022 - composição de queijo quark, processo de produção de uma composição de queijo quark e uso de soro de queijo;

  • Carta Patente BR 1020160055644, vinculada ao PPGBiotec, expedida em 02/08/2022 - composição de cream cheese e processo de produção de uma composição de cream cheese;

  • Carta Patente BR 1020160056098, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), expedida em 16/11/2022 - biofertilizante, processo de produção de biofertilizante, sistema para a produção de biofertilizante e método de fertilização.

Laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Os Laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) são utilizados para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços, além de atender, em menor escala, à prestação de serviços e servir de apoio para pesquisas institucionais.

Em 2022:

18

projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizados

17

empresas que realizaram projetos de PD&I

Dissertações, teses e produtos técnicos e educacionais

Na pós-graduação stricto sensu, a pesquisa é estimulada por meio do desenvolvimento das dissertações, teses e dos produtos técnicos e educacionais, os quais visam ao incremento de novos produtos e processos, atividades de educação, divulgação da produção científica e atividades junto a comunidade que causam impacto na sociedade.

As dissertações e teses dos PPGs da Univates são disponibilizadas na página de cada PPG e na Biblioteca Digital da Univates (www.univates.br/bdu), criando um ambiente de disseminação, de cooperação e de promoção do conhecimento em escala global. Os produtos técnicos e educacionais também são divulgados nas páginas de cada curso.

Em 2022:

4

produtos técnicos

8

produtos educacionais

76

dissertações defendidas

22

teses defendidas