AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
SHUFFLE 95&1
Rádio Univates
BOOKER T. & STEVE CROPPER & KEB MO - BORN UNDER A BAD SIGN (CROSSROADS 2013)
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
O SUL EM CIMA
Kleiton Ramil

Notícias

24 Fevereiro de 2025

Roberta Flack, voz de "Killing Me Softly with His Song", morre aos 88 anos

Roberta Flack, uma das grandes vozes do soul das décadas de 70 e 80, morreu nesta segunda-feira (24) aos 88 anos.

Os relatos iniciais disseram que a cantora havia morrido em casa com sua família. Posteriormente, Suzanne Koga, empresária da artista, afirmou que ela morreu de parada cardíaca a caminho do hospital em Manhattan, Nova Iorque. Há dois anos, a norte-americana revelou estar sofrendo com a esclerose lateral amiotrófica, doença que a impedia de cantar.
Em sua longa carreira, Flack ganhou cinco Grammys e colocou nove álbuns e 11 singles no top 40 norte-americano. Seu soul repleto de suavidade romântica, a colocam como precursora do gênero batizado de Quiet Storm.

Sua canção mais conhecida foi a gravação de "Killing Me Softly With His Song" feita em 1973. O single chegou ao primeiro lugar no ranking da Billboard e ganhou os Grammys de gravação do ano e de melhor performance pop feminina.

Igualmente memorável foi "The First Time I Ever Saw Your Face", incluída originalmente em seu LP de estreia ("First Take", de 1969).

A música, não fez sucesso imediatamente, mas se tornou um grande hit dois anos depois, após seu uso em "Play Misty For Me"/ "Perversa Paixão", a estreia de Clint Eastwood na direção. Após essa exposição, o single, e o álbum que a trazia, chegaram ao topo da parada.

Roberta gravou outros álbuns clássicos como "Roberta Flack & Donny Hathaway" (1973, com uma versão antológica para "You've Got A Friend", de Carole King), "", de 1974, cuja faixa-título chegou ao número 1, e "Blue Lights in the Basement" (1978), que trazia "The Closer I Get To You", outro dueto com Donny Hathaway.

Um de seus últimos grandes sucessos: "Tonight I Celebrate My Love", foi gravada com Peabo Bryson.em um disco de duetos com o cantor lançado em 1983.

Nos anos seguintes, ela continuou gravando e excurisonando pelo mundo, além de receber o carinho das novas gerações. O enorme sucesso da regravação de "Killing Me Softly With His Song" feita pelos Fugees em 1997, ajudou a colocá-la novamente em evidência. Em 2020, a também pianista ganhou um Grammy especial pelo conjunto de sua obra.

Fonte: https://www.vagalume.com.br/

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}