Em 25 de março de 1979, Bruce Springsteen foi assistir um show de Patti Smith em Ashbury Park, Nova Jersey. O evento também contou com uma apresentação do Ramones, o que acabou o inspirando a escrever uma música para a banda – tal qual havia feito para a amiga com "Because the Night".
Durante recente entrevista ao radialista Howard Stern, repercutida pelo Louder, The Boss recordou o momento. Ele disse: "Eu vi a banda, me diverti muito, conversei com eles nos bastidores e disse: ‘Talvez eu escreva uma música para os Ramones’. Fui para casa, no meio da noite, levei cerca de 20 minutos e ela estava pronta."
A canção era "Hungry Heart". Como de costume, Bruce mostrou para seu manager Jon Landau. O empresário sugeriu que ela fosse guardada para a própria carreira ao invés de ceder aos punks. Ela apareceu no álbum "The River" (1980) e foi o single de divulgação, chegando ao 5º lugar no Billboard Hot 100, dando o primeiro hit mainstream ao The Boss.
Isso que eu chamo de uma boa gestão. Foi nosso primeiro sucesso de verdade. De repente, nos tornamos uma banda de 'noite de encontro', as mulheres começaram a ir aos shows... Antes, Jackson Browne tinha todas as garotas bonitas e só os caras iam nos ver... talvez houvesse alguma corrente homoerótica na nossa música, era só isso (risos)."
"Hungry Heart" foi o primeiro de uma série de êxitos de Springsteen nas principais paradas mundiais. O Ramones, por outro lado, jamais emplacou uma música no Top 50 de sua terra natal. As únicas que apareceram entre as 100 foram "Sheena ia a Punk Rocker" (81º) e "Rockaway Beach" (66º) em 1977, além do cover para "Do You Wanna Dance?" (86º) no ano seguinte.
Fonte: https://whiplash.net/materias/news_687/366103-brucespringsteen.html