Nos primeiros dias de janeiro de 1985, quando o país estava com suas atenções voltadas para Brasília - a última eleição indireta para presidente, que marcou o fim do regime militar, aconteceria em duas semanas - e para o primeiro Rock in Rio, que começaria no dia 11, um disco de uma nova banda vinda da capital federal chegava às lojas.
Apesar do timing não ter sido dos melhores, "Legião Urbana" conseguiu, aos poucos, encontrar um público e abriu o caminho para uma das maiores histórias de sucesso do nosso mercado fonográfico.
Veja dez curiosidades sobre o LP que está completando quatro décadas:
1 - Renato Russo e cia. tiveram uma ajuda valiosa dos Paralamas do Sucesso para gravarem seu primeiro disco. O trio fez uma versão de "Química" em seu primeiro álbum e Herbert Vianna convenceu os diretores da gravadora a contratá-los. Com a Legião, "Química" seria ouvida primeiro em 1986, uma versão ao vivo entrou no cassete de "Dois", e depois no álbum "Que País É Este 1978/1987".
2 - "Será", a faixa de abertura, foi também o primeiro sucesso da banda. A música saiu em um raro compacto, com "Teorema" no lado B, e ganhou um clipe produzido pela pioneira produtora de vídeo Olhar Eletrônico, que tinha o futuro cineasta Fernando Meirelles entre os seus diretores.
3 - O baixista Renato Rocha (1961 - 2015) entrou na banda quando o contrato com a EMI já estava assinado. Neste disco ele é creditado como arranjador de "A Dança". Rocha deixou o grupo pouco antes do início das gravações de "As Quatro Estações" (1989).
4 - Além de "Será", o LP teve outros sucessos: "Ainda É Cedo" (que também ganhou clipe) "Soldados" e "Geração Coca-Cola" foram ouvidas em rádios e programas de auditório no decorrer de 1985 em nos primeiros meses de 1986.
5 - "Ainda É Cedo" foi regravada, com sucesso, logo depois por Marina Lima. A cover está no primeiro álbum ao vivo da cantora, lançado em 1986.
6 - Com arranjo eletrônico, "Por Enquanto" nunca foi tocada pela banda em shows. A música acabou se tornando mais conhecida na voz de Cássia Eller que a gravou em formato acústico.
7 - Este é o disco mais pós-punk da Legião, com influências de bandas como Joy Division (abaixo, o vocalista Ian Curtis), Gang Of Four, Killing Joke e Comsat Angels sendo bastante visíveis.
8 - O verso de abertura de "Será" ("Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você") é o mesmo do refrão de "Say Hello, Wave Goodbye", da dupla de synthpop Soft Cell ("Take your hands off me, I don't belong to you").
9 - "Legião Urbana" foi um grande sucesso de crítica no lançamento e se tornou um clássico da música brasileira nos anos seguintes. O álbum foi escolhido o disco do ano pelos críticos da revista Bizz e hoje marca presença constante em listas de "melhores discos brasileiros de todos os tempos".
10 - "Legião Urbana" é o úncio disco do quarteto que ganhou uma edição de luxo com faixas bônus. Ela saiu há uma década para marcar o aniversário de 30 anos de seu lançamento.
Fonte:https://www.vagalume.com.br/