Nos últimos dias, fãs de bandas como Metallica e The Cure têm se deparado com uma série de publicações nas redes sociais Instagram e Facebook anunciando supostos shows no Brasil para 2025. O conteúdo é exibido aos internautas através de impulsionamento, quando alguém paga para ter seu post exibido a um usuário que não segue a conta em questão.
Porém, trata-se de um golpe. Os artistas destacados não têm apresentações agendadas no país.
As páginas responsáveis por esse tipo de postagem chegam a divulgar links para compra de ingressos, copiando o visual da tiqueteira Ticketmaster. Por vezes, também utilizam o nome da produtora Live Nation. Até o momento, nenhuma das empresas se manifestou sobre o assunto.
Os relatos mais comuns são de supostos shows do Metallica e The Cure. A primeira banda veio ao Brasil pela última vez em maio de 2022. No ano seguinte, deu início à turnê M72, promovendo o álbum 72 Seasons, mas não confirmou um retorno ao país: a agenda oficial tem apresentações confirmadas na América do Norte (entre abril e junho) e Oceania (novembro).
Já a segunda esteve por aqui como atração do festival Primavera Sound, em dezembro de 2023. Neste ano, o grupo lançou um novo álbum, Songs of a Lost World, e realizou shows isolados no Reino Unido. A expectativa é que uma turnê seja anunciada para o ano que vem. Porém, até o momento, não há qualquer evento na agenda de Robert Smith e companhia.
Internautas relatam, ainda, anúncios falsos de artistas e bandas como Oasis, The Weeknd, Bruno Mars e Aerosmith. O primeiro grupo realmente tem shows marcados no Brasil, mas os ingressos já estão esgotados. Os demais citados não têm visita marcada no país — o último, inclusive, encerrou atividades de forma definitiva em setembro deste ano devido a uma lesão vocal irreversível de Steven Tyler.
Como proceder
Antes de realizar a compra de qualquer ingresso na internet, busque informações em fontes confiáveis, como as agendas disponíveis nos sites oficiais dos artistas e notícias em veículos de comunicação estabelecidos. Se sentir que terá dificuldade nesse processo, peça ajuda a algum amigo ou familiar.
Denuncie dentro da própria rede social caso perceba estar diante de uma publicação enganosa. Ainda que não seja tão efetivo, plataformas como Instagram e Facebook disponibilizam uma opção de denúncia para conteúdos fraudulentos.
Caso você tenha sido vítima deste tipo de golpe, procure as autoridades competentes para registrar boletim de ocorrência e obter orientações sobre quais atitudes tomar a partir disso.
Fonte: rollingstone.com.br