1998 é um ano para ser lembrado quando falamos da carreira de Cher. Se nessa época a cantora e atriz já era uma personalidade conhecida na mídia internacional e colecionava sucessos como “If I Could Turn back Time”, do álbum Heart os Stone (1989), ou ainda "I Got You Babe", da época da dupla Sonny & Cher. O álbum, inclusive, foi dedicado a Sonny Bono, ex-marido da cantora que faleceu no início daquele ano.
Tudo muda, no entanto, com o lançamento de Believe (1998), o 22º álbum de estúdio da artista, lançado pela Warner. O álbum anterior, It’s a Man’s World (1995), não havia sido um grande sucesso, mas o projeto lançado no final da década de 1998 deu uma guinada na carreira de Cher.
Com pegada tecnológica — com elementos como o uso de Auto-Tune — o disco pode ser classificado com um trabalho de euro disco da mais alta qualidade. Apesar de dividir opiniões da crítica, o trabalho foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum Vocal de Pop. O trabalho também se distancia muito de tudo que Cher havia feito até o momento.
Comercialmente, Believe foi um sucesso absoluto. Algumas das conquistas do trabalho foram a quarta posição nas paradas, certificado como platina quádrupla pela Recording Industry Association of America por conta das vendas nos Estados Unidos, que totalizaram quatro milhões de cópias.
O álbum ainda ficou em primeiro lugar em locais como Áustria, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Nova Zelândia, Portugal e Quebec, além de figurar entre os dez primeiros em outros, como França, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos. O álbum ainda resultou na quarta turnê mundial da artista, batizada Do You Believe?.
Singles
O álbum teve quatro singles, "All or Nothing" e "Dov'è l'amore", foram os últimos a serem lançados e, apesar de não terem a mesma expressão das outras músicas de trabalho do álbum, performaram bem.
“Strong Enough”, o segundo single do álbum, foi comparado a “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, como uma canção empoderadora e de superação. Com um ritmo dançante e flertando com a disco music, a canção é até hoje uma das mais ouvidas da carreira de Cher.
Não bastasse o sucesso da faixa que abre — e dá nome — ao álbum, “Believe" se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com cerca de 11 milhões de cópias, liderando as paradas em 21 países. A canção foi escrita por Brian Higgins, Matthew Gray, Paul Barry, Steven Torch, Stuart McLennan e Timothy Powell, com produção de Brian Rawling e Mark Taylor. Nossos parceiros da Rolling Stone EUA chegaram a citar a canção entre as 500 melhores de todos os tempos.
Fonte: rollingstone.uol.com.br