A banda americana Green Day resolveu embarcar em uma piada que já dura 20 anos e publicou, neste domingo (1º), um vídeo do vocalista Billie Joe Armstrong acordando. O post nas redes sociais é uma referência ao hit do grupo “Wake Me Up When September Ends” (Me acorde quando setembro acabar, em tradução literal), single do álbum “American Idiot”, lançado em setembro de 2004. Veja o vídeo.
O vídeo mostra Billie Joe acordando ao som de um riff de guitarra e olhando para um calendário com a data de 24 de outubro em destaque.
A publicação levantou especulações dos fãs nos comentários sobre a possibilidade de um lançamento de single ou anúncio de um álbum inédito da banda. O Green Day não lança um disco desde “Father of All Motherfuckers” (2020).
A CNN entrou em contato com a produção da banda sobre a publicação e aguarda retorno.
Além do vídeo, a banda já tinha publicado um site cuja URL é IsGreenDayAwake.com (O Green Day está acordado?, em tradução literal). Ao longo do mês de setembro, o site mostrava uma imagem escrita “ainda não”, mas foi modificado para “sim” neste domingo (1º).
No mês passado, a banda lançou uma versão “deluxe” para comemorar o 30º aniversário de seu famoso álbum “Dookie” responsável pelos primeiros grandes sucessos comerciais do grupo, como as músicas “Basket Case”, “When I Come Around” e “She”.
No ano passado, o trio de pop punk veio ao Brasil como uma das principais atrações do Rock in Rio.
“Wake Me Up When September Ends”
Apesar de ser usada anualmente como brincadeira com Billie Joe, a música “Wake Me Up When September Ends” tem um pano de fundo nada festivo. A balada foi composta sobre a morte do pai do vocalista, que morreu de câncer de esôfago quando ele tinha 10 anos de idade, em 1982.
A música deveria ter entrado no álbum da banda “Shenanigans”, em 2002, mas o vocalista não estava preparado emocionalmente para gravá-la naquele momento, a guardando para o álbum de 2004.
Em entrevista ao programa de rádio do âncora americano Howard Stern, em 2019, Billie Joe relembrou o episódio de sua infância.
“Acho que sua mãe ou alguém falou a você: ‘Ei, venha aqui, saia do quarto.’ E você estava tão devastado por ter perdido seu pai, e você só falou: ‘Me acorde quando setembro acabar.’ Você chegou a escrever isso ou foi uma coisa que permaneceu contigo?”, perguntou Stern. “Acho que foi algo que só ficou comigo. O mês de setembro sendo aquele aniversário, é um saco. É estranho porque quando coisas assim acontecem com você tão jovem, é como se a vida começasse no ano 0 de novo”, respondeu o vocalista.
Fonte: cnnbrasil.com.br