Uma busca global está em andamento para encontrar um baixo que pertenceu a Paul McCartney e apareceu em várias canções icônicas dos primeiros Beatles, incluindo “Twist And Shout”, “Love Me Do” e “She Loves You”.
O instrumento, um baixo elétrico Höfner 500/1, foi comprado por McCartney por cerca de US$ 37 em 1961 em uma loja em Hamburgo (cidade na Alemanha) e considerado seu “favorito”, segundo o The Lost Bass Project, o grupo que lançou a caçada.
“Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, disse The Lost Bass Project.
O grupo, uma equipe de fãs e pesquisadores dedicados aos Beatles, observou que McCartney havia usado o baixo em Londres em 1969, quando os Beatles estavam gravando o projeto Get Back/Let It Be – e não tinha sido visto desde então.
“Ninguém jamais concluiu claramente onde o baixo foi guardado e ninguém apresentou um relato do que aconteceu com ele”, disse o grupo, acrescentando que seu desaparecimento alimentou rumores, teorias de conspiração e falsos achados “nos últimos 55 anos”.
“Guitarras perdidas podem ser encontradas”, disse o grupo, citando especificamente uma Gibson J-160E acústica que pertenceu a John Lennon e desapareceu durante uma apresentação em 1963, ressurgindo 51 anos depois.
“Também era muito difrente, nenhum outro baixo 500/1 se parecia com ele”, disse a empresa.
Para ajudar na busca, a empresa forneceu uma lista de especificações a serem observadas se alguém acha que encontrou o instrumento há muito tempo perdido por McCartney, que inclui um tampo de abeto sólido e braço de 3 peças, bem como “dois captadores com logotipo Diamond e sem captadores”.
Outra “oferta infalível” é o logotipo da Höfner, diz o grupo, “escrito verticalmente no cabeçote do modelo original, mas horizontal nas versões posteriores tocadas por McCartney”.
Mas pode acabar parecendo muito diferente, visto que está desaparecido há décadas.
“O baixo precisava de reparos e por isso foi enviado para uma empresa em Londres, no início de 1964. Eles pintaram novamente o baixo com um raio de sol mais escuro em três partes e instalaram novos botões”, acrescentou a empresa.
“O mundo obscuro das guitarras roubadas está agora inundado de falsificações. Surgiram todos os tipos de rumores sobre para onde foi o baixo e onde poderia estar”, disse o grupo.
Ao lançar o projeto no domingo (3), o grupo disse que estava “realizando pesquisas direcionadas com base em informações e insights existentes” e que agora estava no meio de “reunir e responder a novas informações e insights compartilhados por pessoas de todo o mundo”.
“Paul McCartney nos deu muito nos últimos 62 anos. Este projeto é a nossa chance de retribuir. Se você tiver informações confiáveis sobre o baixo, esta é sua chance de compartilhá-las e fazer parte da história da música”, acrescentou.
“Baixo mais importante da história”
O apelo público do projeto foi lançado em 3 de setembro e centenas de novas pistas já surgiram, diz o grupo.
Liderando o projeto de busca de Höfner está Nick Wass, que trabalhou em estreita colaboração com a equipe de McCartney e até escreveu um livro sobre o instrumento desaparecido.
“É muito provável que tenha sido roubado”, disse Wass em comunicado divulgado no site do projeto. “Alguém em algum lugar sabe o que aconteceu com este baixo e onde ele está agora.”
“Paul ficaria muito feliz e emocionado se esse baixo pudesse voltar para ele”, acrescentou. “Eu sei porque conversei com ele sobre isso.”
A equipe de detetives musicais está esperançosa.
Fonte: cnnbrasil.com.br