Segundo o ator Arnold Schwarzenegger, os dois filmes de O Exterminador do Futuro dirigidos por James Cameron previram o futuro, e todo material presente nas produções de ficção científica e ação "se tornou uma realidade." Em publicação feita no site do museu Academy Museum of Motion Pictures, propriedade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (responsável pelo Oscar), o astro de Hollywood comentou sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA) e como esse assunto foi abordado nos filmes de Cameron, responsável por outros clássicos do cinema, como Aliens, O Resgate (1986), Avatar (2009) e Titanic (1997).
"Hoje, todo mundo está com medo disso, de onde isso vai dar," afirmou Schwarzenegger. "E neste filme, em O Exterminador do Futuro, falamos sobre as máquinas se tornando autoconscientes e elas assumem o controle."
Em seguida, o artista comemorou o "brilho da escrita" do primeiro filme da franquia, lançado em 25 de março de 1985 nos cinemas brasileiros. Como ele relembrou, "naquela época, nós [tínhamos] arranhado a superfície da IA, inteligência artificial. Pense nisso." Agora, ao longo de décadas, tornou-se uma realidade. Portanto, não é mais fantasia ou futurista. Está aqui hoje. E então esta é a escrita extraordinária de Jim Cameron".
Além disso, Arnold Schwarzenegger aproveitou para exaltar ainda mais o trabalho de Cameron: "Ele é um escritor tão extraordinário e um diretor tão inacreditável, isso é, novamente, uma daquelas coisas que eu gostaria de ter o crédito por este filme. Só posso levar o crédito pelo personagem que interpretei e pela maneira como o interpretei."
Fonte: rollingstone.uol.com.br