A jornalista, cientista política e historiadora Lucia Hippolito morreu nesta quarta-feira (21), aos 72 anos. Conforme a rádio CBN, ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, para tratar um câncer.
A família publicou um comunicado no perfil da jornalista no Twitter. "Com muita tristeza, anunciamos que Lucia partiu. Combateu o bom combate e deixa muitas saudades, nossa grande jornalista e eterna professora", dizia o texto.
Lucia se tornou mais conhecida após ingressar na carreira de comentarista política em 2002. Ao longo da carreira, ela foi comentarista do Uol News e da GloboNews e era uma das integrantes do quadro Meninas do Jô, no programa de Jô Soares, entre 2005 e 2010, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan. Na CBN, ela trabalhou até 2012, quando precisou se afastar por problemas de saúde.
A profissional acumulou prêmios e honrarias ao longo dos anos: recebeu duas vezes o prêmio Comunique-se, na categoria jornalismo político em mídia eletrônica, em 2007 e 2009, e cinco vezes o Troféu Mulher Imprensa, na categoria comentarista ou colunista de rádio. Ela também foi a primeira mulher a ser chefe de presidência de gabinete do IBGE.
Diagnósticos
Lucia lutava contra a síndrome de Guillain-Barré desde 2012, uma doença autoimune que afeta a habilidade de grupos musculares. Ela descobriu a condição enquanto estava de férias na França, quando perdeu completamente os movimentos e precisou ser internada. Posteriormente, ela continuou o tratamento no Brasil. A jornalista chegou a falar sobre o diagnóstico em uma entrevista a Jô Soares em 2014.
— Fui levantar para trocar de roupa e parei de sentir minhas pernas. Fiquei três meses lá e depois mais um ano e cinco meses internada aqui — contou no Programa do Jô.
Conforme o gshow, em setembro do ano passado, ela precisou retirar o útero e os ovários em razão do diagnóstico de câncer no colo do útero. Em maio deste ano, ela descobriu que a doença havia se espalhado para coluna, abdômen e pulmão.
Lucia deixa o marido, o educador e empresário Edgar Flexa Ribeiro. Os dois foram casados por 51 anos.
Fonte: ZH