Além da força na indústria hoteleira e gastronômica, Hard Rock Café possui o maior museu de tesouros do rock do mundo - e completou 52 anos em 2023. O estabelecimento, criado por Isaac Tigrett e Peter Morton, foi fundado em 1971 e se tornou um marco no rock and roll. Inicialmente, o foco dos amigos apaixonados por rock era oferecer a autêntica comida estadunidense, com imersão no espírito do rock, em Londres, Inglaterra, mas foi mais além ao longo dos anos. Hard Rock Café é bastante conhecido mundialmente por unir música, gastronomia e cultura.
Vale lembrar como, desde a origem, o estabelecimento também se destacava pela extensa coleção de memorabilia musical, que cresce cada vez mais. Por exemplo, o museu conta com exposição de itens como guitarras autografadas, figurinos icônicos, discos de ouro e outras recordações de artistas gigantes do rock.Ao todo, são aproximadamente 83 mil peças expostas no acervo da rede ao reder do mundo. Você pode encontrá-los, por exemplo, em resorts All Inclusive do México e do Caribe. Hard Rock Café tem algumas histórias interessantes de como conseguiu alguns dos itens.
Um belo dia, em Londres, "apenas" Eric Clapton resolveu marcar o lugar preferido no bar pendurando o próprio violão. Além disso, alguns dias depois desse acontecimento histórico, Pete Townshend, guitarrista do The Who, enviaria a guitarra dele para ser copiado ao colega. Esse costume se popularizou entre os roqueiros - e as relíquias rodam por diversos bares e hotéis pelo mundo.
Mesmo com bastante força na comida estadunidense, a marca adapta o próprio conceito nos diferentes países e culturas nos quais se instalou. Ou seja, cada local refletia a essência do rock, mas também incluía elementos decorativos .
Fonte: rollingstone.uol.com.br