Ana Cañas documenta em álbum o êxito do show em que canta Belchior
Um live em 9 de julho de 2020 mudou a vida de Ana Cañas e essa transformação está documentada no álbum audiovisual Ana Cañas canta Belchior – Ao vivo, lançado na noite de quinta-feira, 2 de fevereiro.
Na seminal transmissão ao vivo de 2020, feita quando a humanidade ainda estava em isolamento à espera da vacina para frear a pandemia de covid-19, a cantora paulista deu voz ao cancioneiro do compositor cearense Belchior (26 de outubro de 1946 – 30 de abril de 2017).
A excelente receptividade da live superou expectativas e fez germinar na artista a ideia de um disco com o repertório do autor da canção Na hora do almoço (1971). A ideia do álbum foi concretizada em estúdio com Cañas orquestrando a produção musical ao lado do guitarrista e violonista Fabá Jimenez.
Sexto álbum de estúdio da cantora e compositora, Ana Cañas canta Belchior foi lançado em 20 de outubro de 2021, com 12 músicas do compositor, e impulsionou turnê nacional com show baseado na live e no disco. Desde então, Cañas vem atravessando o Brasil com show que, somente em 2022, contabilizou 75 apresentações.
No meio da turnê, precisamente em 5 e 6 de julho de 2022, a cantora subiu ao palco do estúdio NaCena, na cidade de São Paulo (SP), e fez o registro audiovisual do show para plateia formada por convidados, sob direção de Hugo Moura.
Com direito a participações dos cantores Ney Matogrosso e Rael em Paralelas (1975) e Antes do fim (1976), respectivamente, Cañas registrou 17 músicas. Uma delas é inédita. Trata-se de Um rolê no céu, música feita pelo compositor Gracco a partir de letra escrita por Belchior em 1987.
Todas as 17 músicas da gravação figuram no álbum Ana Cañas canta Belchior – Ao vivo, mas o registro audiovisual extrapola os números musicais, intercalados no vídeo com cenas documentais em que a cantora discorre sobre a história de um projeto que mudou a vida da artista.
Fonte: g1