Balaclava anuncia programação completa de seu festival de 10 anos
Balaclava, marca de música que atua há uma década no país como selo musical, produtora cultural, editora fonográfica e revista, apresentou nesta quarta-feira (30) a programação completa que irá compor a próxima edição de seu festival de música, o Balaclava Fest, que acontece no dia 11 de dezembro, em São Paulo.
Três atrações internacionais de peso da cena musical alternativa se apresentarão pela primeira vez no país e exclusivamente no festival: de Seattle, o folk cultuado de Fleet Foxes; o indie pop melancólico e grudento da canadense Alvvays e a psicodelia norte-americana do Crumb com influências do trip hop e da música brasileira sessentista.
O line-up nacional está composto por quatro dos mais interessantes representantes da nova música brasileira. O trio paulistano Ombu apresenta o show de seu recém-lançado álbum de estreia Certas Idades, influenciado por grupos como Clube da Esquina e Beach Boys. Além deles, estão os também paulistas da Pluma, queridinhos da cena independente com seu neo jazz com ares psicodélicos em ambiente pop eletrônico e muita criatividade em synths e beats, com sonoridade que flerta com Stereolab. O compositor, poeta e multi-instrumentista alagoano Bruno Berle apresenta seu R&B contemporâneo presente em No Reino dos Afetos, com referências que vão de João Donato a Steve Lacy, apresentando um dos discos mais elogiados em 2022 pela crítica nacional. Por fim, a sutileza e sofisticação da mineira Jennifer Souza, dona de um dos álbuns mais delicados do ano passado, Pacífica Pedra Branca, remetendo às obras de Milton Nascimento com arranjos do folk e indie norte-americano e que foi indicado como um dos melhores discos do ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes).
O evento será realizado no Tokio Marine Hall (casa de shows anteriormente conhecida como Tom Brasil), localizado na zona sul da capital paulista, com capacidade para 4 mil pessoas, marcando assim a maior edição da história do festival.
O Balaclava Fest já contou com onze edições desde 2015 e se tornou um dos principais eventos da música na América do Sul, ao reunir nomes de destaque da música pop e alternativa nacional e internacional, com duas edições ao ano. Já passaram pelo festival nomes de destaque como Mac demarco, Warpaint, Kelela, RIDE, Deerhunter, Mercury Rev, Shame, Yuck, Wild Nothing, Terno Rei e Elza Soares, entre tantos outros.
Fonte: A Rádio Rock