Antônio Carlos & Jocafi se afinam com Russo Passapusso no samba 'Mirê Mirê'
Resenha de single
Título: Mirê Mirê
Artistas: Antônio Carlos & Jocafi e Russo Passapusso (com participação de Gilberto Gil)
Composição: Antônio Carlos & Jocafi
Álbum: Alto da maravilha
Edição: Silêncio / Altafonte (distribuição)
Cotação: ★ ★ ★ ★
Apresentada há seis anos na voz de Filipe Lorenzo, em gravação feita para o álbum Odisseia baiana (2016), Mirê Mirê é música de autoria de Antônio Carlos & Jocafi, compositores baianos que ganharam projeção nacional na década de 1970 como dupla, dona de obra pautada pelo samba.
Mesmo já não sendo inédita, Mirê Mirê foi a música escolhida para ser o primeiro single do álbum Alto da Maravilha, previsto para ser lançado em novembro. O single está disponível a partir de hoje, 22 de agosto, nos aplicativos de música.
Arquitetado desde 2017, o disco Alto da Maravilha junta Antônio Carlos & Jocafi com Russo Passapusso – vocalista da banda BaianaSystem – em repertório norteado por inéditas composições criadas pela dupla com Passapusso, casos de Caixa de Pandora, Pitanga e Veneno (Salve o rei).
A julgar pelo single Mirê Mirê, gravado pelo trio com a adesão vocal de Gilberto Gil e com produção musical orquestrada por Curumin e Zé Nigro com Lucas Martins, o álbum Alto da Maravilha renovará o cancioneiro de Antônio Carlos & Jocafi com timbragem contemporânea que preserva a cadência da obra da dupla.
Mirê Mirê é composição que parte de ponto do Candomblé – elemento recorrente na musicografia da dupla – para cair bem no suingue do samba de acentuada matriz afro-brasileira.
Resultado da harmonização do atabaque de Djalma Correa com as guitarras de Lucas Martins e Zola Start e com o MPC e o sintetizador de Curumin, instrumentos do arranjo também bafejado pelo sopros dos metais orquestrados pelo tecladista Ubiratan Marques (músico também presente na gravação de Mirê Mirê por Filipe Lorenzo), a cadência bonita do samba na atual gravação em nada fica a dever ao balanço de outros sambas de Antônio Carlos & Jocafi nos anos 1970.
Com capa criada por Ricardo Fernandes sob direção de arte de Filipe Cartaxo, criador da identidade visual da BaianaSystem, o single Mirê Mirê deixa ótima primeira impressão do álbum Alto da Maravilha.
Fonte: g1