Primeiro museu idealizado e gerido pelos povos originários
Acaba de ser inaugurado em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas, com a missão de exaltar o protagonismo dos diversos povos originários. O espaço foi idealizado e será gerido pelos povos originários.
Com a missão de exaltar o protagonismo da população indígena, o espaço é um convite para se aprofundar na trajetória povos originários, conhecendo suas lutas, arte, história e ancestralidade.
A curadoria dos artistas e obras é assinada por Tamikuã Txihi, Denilson Baniwa e Sandra Benites. Nesta primeira etapa, estão em cartaz as mostras temporárias “Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar”, de Xadalu Tupã Jekupé, “Ygapó: Terra Firme”, de Denilson Baniwa, e a colativa “Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena”.
Do Rio Grande do Sul, o artista Xadalu Tupã Jekupé participa da exposição inaugural. Dele está sendo exposto “Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar”, que já estevem em cartaz em Porto Alegre, sobre o choque cultural entre as tradições indígenas e a sociedade urbana contemporânea. A obra de Xadalu pode ser conferida em Porto Alegre na Fundação Iberê, até 31 de julho.
O Museu das Culturas Indígenas está localizado a dois quarteirões do Parque Água Branca, no Complexo Baby Barione. Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Site do Museu: https://museudasculturasindigenas.org.br/.
Fonte: Correio do Povo