Greta Van Fleet: novo disco tem letra inspirada em favela do Rio
"The Battle at Garden's Gate", segundo disco do Greta Van Fleet, é resultado de uma mudança brusca: da pequena e pacata Frankenmuth, no Michigan, nos EUA, para três anos e meio de turnê pelo mundo, deixando fãs alegres e estupefatos com estranho fenômeno de jovens de hoje tocando rock clássico.
O choque cultural em lugares tão diferentes impulsionou as novas canções, conta ao G1 Josh Kiszka, vocalista da banda. A visão de uma favela no Rio de Janeiro foi marcante. "Eu nunca vi uma coisa assim", ele diz. "Acho que a pobreza chocou a gente." O álbum sai no dia 16 de abril.
As músicas novas, em especial "Tears of rain", falam sobre "pessoas buscando salvação", após ele vir ao Brasil, "perceber a condição menos confortável de outras pessoas e se colocar nesse lugar". Eles vieram em 2019 para o festival Lollapalooza em SP e também tocaram no Rio.
Essa já é a segunda banda que vem ao Brasil para o Lolla, fica impressionada ao ver uma favela e faz uma música sobre isso. Em 2012, o Cage the Elephant viu as "casinhas precárias" em São Paulo e escreveu "Come a little closer".
Na conversa, Josh também falou sobre os segredos de sua voz aguda e rasgada, que os amigos chamavam de "voz de desenho animado", e a semelhança com Robert Plant. Ele explica por que, mesmo fazendo um som tradicional, não tem medo de que o rock vire coisa do passado.
Fonte: G1