"É tudo Verdade", maior festival de documentários da América Latina
É tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina – que acontece entre os dias 8 e 18 de abril – será totalmente on-line e gratuito.
Abertura
Aclamado por público e crítica, o vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance 2021, "Fuga", dirigido por Jonas Poher Rasmussen, será o filme de abertura da 26ª edição. A animação conta a extraordinária viagem feita por Amin na infância, como refugiado afegão.
Encerramento
O longa-metragem brasileiro "A Última Floresta", dirigido por Luiz Bolognesi, terá a primeira exibição no Brasil dia 18 de abril, no encerramento do festival. No filme, em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade.
A produção estará na Grand Angle Competition, do Visions du Réel (15-29 de abril), em Nyon, na Suíça, e participa da mostra World Showcase, no Hot Docs (29 de abril a 9 de maio), em Toronto, no Canadá.
É Tudo Verdade Seleção
A seleção do É Tudo Verdade 2021 conta 69 títulos de 23 países. A programação em streaming de filmes, master classes e debates, estará distribuída pelas plataformas Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa, Spcine Play, no YouTube do É Tudo Verdade e no Canal Brasil.
Filmes em competição
Longas e médias-metragens brasileiros
Sete longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos. Os títulos são: "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi (estreia brasileira); "Os Arrependidos", de Armando Antenore e Ricardo Calil (estreia mundial); "Dois Tempos", de Pablo Francischelli (estreia mundial); "Edna", de Eryk Rocha (estreia brasileira); "Máquina do Desejo – Os 60 Anos do Teatro Oficina", de Lucas Weglinski e Joaquim Castro (estreia mundial); "Paulo César Pinheiro – Letra e Alma", de Cleisson Vidal e Andrea Prates (estreia mundial); e "Zimba", de Joel Pizzini (estreia mundial).