Coletivo inicia incubadora musical e lança singles de artistas gaúchos
Formado a partir do encontro entre pessoas com históricos e habilidades diversas, o projeto Ressoa consiste em incubar projetos musicais e lançá-los de forma colaborativa com artistas organizados em rede. Aglomerando ideias para que elas se tornem cada vez mais potentes, o Ressoa é gerido pelo Coletivo Palma e dá o pontapé inicial auxiliando artistas do Rio Grande do Sul no lançamento de músicas autorais.
Segundo Fernanda Verdi, produtora executiva do projeto, a ideia começou a tomar forma ao “notar que os membros do Palma tinham contato com artistas diferentes e que cada um deles tinha uma necessidade específica, ao mesmo tempo que tinha muito conhecimento a oferecer”. Ao conectando saberes, a ideia ousada tornou-se um projeto robusto. Algumas canções foram contempladas com financiamento do edital FAC Digital RS, enquanto outras iniciaram ou seguiram suas produções na incubadora. Foram feitos alguns ajustes e a primeira edição do Ressoa está pronta para ser apresentada ao público.
São profissionais do Design, da Publicidade, da Produção Musical e Fonográfica, entre outras áreas, trabalhando em prol da capacitação e do desenvolvimento criativo de artistas independentes, sejam eles experientes ou iniciantes. Organizados em rede colaborativa, músicos e musicistas de diferentes nichos (pop, samba, rock, jazz) se conhecem e criam laços, possibilitando novas parcerias e trabalhos ricos criativamente. O Ressoa funciona como uma ponte facilitando o intercâmbio de conhecimento e o estreitamento de relações. Enquanto um artista sente necessidade de aprender mais sobre etapas de distribuição digital, por exemplo, outro pede auxílio no arranjo de suas canções e assim a incubadora abraça e nutre ideias diversificadas.
Além da troca entre artistas, o Ressoa irá oferecer cursos de capacitação online por meio da plataforma da Escola EArte, na qual alguns artistas irão promover cursos abordando assuntos como distribuição digital, composição e produção musical. Esta será uma maneira de aumentar a geração de renda destinada aos envolvidos, juntamente com os valores oriundos das plataformas de streaming.
Os lançamentos das faixas executadas no Projeto Ressoa se iniciaram em 19 de outubro e se estendem até o dia 11 de dezembro. As bandas e artistas envolvidos na primeira edição do Projeto Ressoa são, em ordem de lançamento: Samba de Máquina, Batuca na Bituca, Wazla, Handy, Anico, Giovanna Mottini, Oliva, Pâmela Amaro, Dudel, e Nina Nicolaiewsky e Gabriela Lery. Concomitante aos lançamentos, serão divulgados episódios de um podcast produzido com participação dos artistas, além de um lyric video. Ao fim de todos os lançamentos, será publicada no canal do YouTube Cactu.mp3 uma mixtape contendo todas as faixas do Ressoa.
No dia 28 de novembro, será realizada a primeira live do Coletivo Palma, da qual participarão os artistas participantes da incubadora Ressoa. As apresentações serão exibidas gratuitamente no YouTube do Coletivo que estará recebendo contribuições espontâneas de quem estiver assistindo.
Serviço:
O quê? Coletivo Palma realiza live de apresentação do projeto Ressoa
Quando? 28 de novembro, às 19h
Onde? canal do Youtube (youtube.com/c/ColetivoPalma/)
Quanto? contribuição espontânea
Fonte: Ola Cultural