E parece que finalmente o Led Zeppelin pode ficar em paz quanto ao processo de plágio envolvendo o clássico “Stairway To Heaven”.
Isso porque o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Nono Circuito decidiu hoje (09) que concorda com uma decisão de 2016 que dizia que a banda britânica não cometeu nenhum crime em relação à canção “Taurus”, do Spirit.
A decisão veio através de um documento de 54 páginas que pode ser acessado por aqui e fundamentalmente lida com o fato do que poderia ser considerada como uma “falha” no processo.
Em 2016, a Corte chegou ao veredito de que o Led Zeppelin estava certo no processo mas o juiz não ouviu nenhuma das canções porque como “Taurus” foi escrita em 1967, apenas as partituras estavam sob proteção das leis de direitos autorais da época.
O representante do saudoso Randy Wolfe, compositor do Taurus, alegou então que o julgamento não era válido já que as músicas não foram executadas para comparação, e o processo voltou a caminhar.
Hoje, porém, o tribunal deixou claro que não entende essa questão como fundamental e que ainda pensa que “Stairway To Heaven” não é um plágio de “Taurus”.
De acordo com declarações de diversos veículos norte-americanos, essa decisão deve ser final e, inclusive, afetar futuros casos de disputas por direitos autorais.
Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos.