De Slipknot a Foo Fighters:clipes de rock inspirados em clássicos do terror
Cenas apavorantes, sustos e fantasmas prendem a nossa atenção. Dessa forma, não é surpresa que o terror e a morbidez de alguns dos clássicos filmes de terror inspirassem alguns músicos na hora de fazer clipes para músicas também aterrorizantes.
Com a ajuda de diretores dispostos, criatividade e uma inspiração muito dedicada, diversas bandas como Foo Fighters e Metallica conseguiram trazer cenas de terror para os vídeos musicais, como paródias ou como uma homenagens às produções do gênero.
Do cinema para a música, essas bandas conseguiram transformar 8 videoclipes em verdadeiras cenas de terror. Confira:
“The Kill (Bury Me)” - 30 Seconds to Mars
Em uma nítida homenagem ao filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, a banda conseguiu fazer os fãs sentirem medo. No videoclipe, 30 Seconds to Mars recriou cenas do longa, logicamente adaptando-as à realidade do grupo.
Um dos exemplos de modificações presentes no clipe é relacionado ao número do quarto. No original, é 237, mas no vídeo transformou-se para 6277. A primeira vista, a escolha pode não parecer óbvia, mas tem muito a ver com a banda. Os números, se forem vistos pela perspectiva do teclado de telefone, correspondem à palavra MARS.
"Everlong" - Foo Fighters
O filme A Morte do Demônio é um verdadeiro clássico. Apesar do baixo orçamento e das cenas mais humorísticas do que verdadeiramente assustadoras, o longa fez sucesso, e inspirou um clipe do Foo Fighters.
No videoclipe da banda, as características cômicas do filme foram evidenciadas em uma mistura muito bem feita com o punk rock. O clipe recebeu tantos elogios que foi indicado ao prêmio de Melhor Vídeo de Rock no MTV Music Video Awards de 1998.
“Pet Sematary” - Ramones
Escrita para o filme de 1989, cujo nome também é Pet Sematary (Cemitério Maldito em português), o videoclipe da música não poderia ser diferente, trazendo a essência do longa.
Os Ramones foram convidados pelo próprio Stephen King para fazer uma música para o filme. No vídeo, o grupo atua na cena em que ocorre uma sessão do longa no cemitério Sleepy Hollow, de Nova York. O clipe ainda tem participações especiais, como de Debbie Harry, Chris Stein e os integrantes do The Dead Boys.
"Spit It Out" - Slipknot
No videoclipe, a banda se inspirou em um dos filmes já citados: O Iluminado. Considerando que ele considerado um dos mais importantes longas de terror de todos os tempos, não poderia ser diferente.
O vídeo conta com os integrantes do Slipknot colocando as suas máscaras características nos personagens do filme original, em algumas das cenas mais icônicas. E pode acreditar, ficou ainda mais assustador do que o longa de Stanley Kubrick.
"One" - Metallica
Baseado no trágico drama de Dalton Trumbo, Johnny Vai à Guerra, de 1971, o clipe do Metallica põe em evidência o personagem principal, que perdeu a maioria dos sentidos e todos os membros após voltar da Primeira Guerra Mundial.
No clipe, assim como no filme, o personagem está desesperado para morrer. No vídeo, os traumas causados pela guerra também ficam evidentes.
"The Wicker Man" - Iron Maiden
The Wicker Man ou O Homem de Palha é um filme britânico lançado em 1973. O longa é extremamente estranho e conta a história de um misterioso caso de um jovem desaparecido.
No vídeo do Iron Maiden, a angústia do filme se transfere para a gravação e causa no espectador a sensação de ser vigiado, encurralado e preso.
"Engel" - Rammstein
Foi necessária apenas uma cena do filme de Robert Rodriguez, From Dusk Till Dawn (Um Drink no Inferno em português), para inspirar Rammstein a fazer um clipe assustador.
A banda escolheu o momento em que a rainha vampira faz a dança da cobra e adicionou, inclusive, um amigo escorregadio.
“Honey, This Mirror Isn’t Big Enough For The Two of Us” - My Chemical Romance
O videoclipe do My Chemical Romance inclui vinhetas de cenas inspiradas na narrativa do filme japonês Audition. O clipe foi um dos primeiros da banda a contar com esse clima voltado para o terror, assim como o outro single da banda “Vampires Will Never Hurt You”.