Enquanto você estiver lendo este post, vão chegar 33 mensagens nos grupos do Whatsapp, 7 novas fotos no Instagram, 3 snaps e uma infinidade de atualizações no Facebook. E talvez você perca a concentração no texto para conferir o que mudou no mundo nos últimos 30 segundos.
Para ajudar as pessoas a se desligar um pouco da internet, a Libreria, uma livraria recém-inaugurada em Londres, “proíbe” o uso de smartphones, tablets ou notebooks na loja. Não que quem quebra a regra seja expulso, mas os funcionários ficam de olho e pedem para os viciados virtuais deixarem os aparelhos de lado.
A ideia de Rohan Silva, dono do lugar, é reacender o prazer de ler e de manusear os livros, estimulando os clientes a procurarem os títulos com calma, a conversar entre si e dar/receber sugestões de leitura. Segundo os funcionários, os clientes costumam agradecer quando lhes pedem que guardem os dispositivos.
Outra coisa diferente na Libreria é a organização dos livros. Rohan conta que achava as classificações entre gêneros como romance, ficção, ciência e etc. entediante, por isso criou temas como “céu e mar”, “família”, “amor” e “encantamento para desencantados”, em uma tentativa de estimular conexões diferentes para a escolha do próximo livro.
Você conseguiria passar uma horinha lá sem dar uma olhada na internet?
Fonte: Hypeness